copywriting

Para escrever bem, é preciso ler. De tudo. Pois bem: sou leitora ávida em três idiomas. E, como tradutora, já li de tudo. Bastante. 

E, para engajar, o texto precisa ser criativo. Quem escreve precisa ter a mente flexível, rápida. Para mim, criatividade não é uma escolha: ela vai brotar por algum lado. E foi assim que pensei: que tal copywriting?

Por que ser tradutora e intérprete alimenta a experiência como escritora?

  • LINGUAGEMApós anos de trabalho na indústria da localização, tornando conteúdos estrangeiros acessíveis em português com naturalidade e eficiência, fui me interessando pelas áreas de criação de conteúdo para blogs e copywriting em geral. Fiz formação específica na área para entender melhor as técnicas…
  • CONTEÚDO – …e, quanto a conteúdo, admito que grande parte da versatilidade que ofereço vem da minha carreira de intérprete e tradutora: são dezenas de universos terminológicos por ano! Fora isso, intérpretes falam em 1ª pessoa e precisam soar convincentes, seja qual for o assunto. O que leva ao próximo ponto:
  • REPERTÓRIO – Quando o assunto é conteúdo, a experiência com tradução simultânea ajuda a aportar variedade e credibilidade. Intérpretes lidam com sempre novos e supreendentes locais de trabalho, culturas, ideologias, características interpessoais, e isso aporta significativa bagagem de repertório para criar conteúdos diversificados e de qualidade.
  • “SUPER-PODER” DE PESQUISA DE LINGUAGEM – E tem um outro diferencial que a profissão de intérprete e tradutora de textos técnicos oferece para a redação de conteúdo para blogs e afins: como linguistas sempre têm que pesquisar “do zero” a terminologia técnica, o jargão, e observar igualmente o registro específico de cada evento/texto/cliente, desenvolvi eficientes métodos de pesquisa para redigir diversos tipos de conteúdo.

Assim, copywriting entra como uma adição natural – um desdobramento por escrito desta bagagem que veio se acumulando.

Com o uso de técnicas adequadas para engajamento do leitor e otimização de SEO, sua mensagem pode ir longe!